quinta-feira, 9 de abril de 2009

A ESCOLA REFLETE NO CINEMA


Em 28 de MARÇO de 2009, sábado, ocorreu a Segunda Sessão do Projeto a "Escola Reflete no Cinema", que acontece todos os últimos sábados do mês, na Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO, com a coordenação do Prof. Dr. Carlos Betlinsk, e nessa 2a.Edição contou com a participação da Profa. Rosa Maciel (Pedagogia), Maximiliano Gomes (Antropologia) e Jean Siqueira (Lógica) com a presença dos alunos, convidados e público em geral. O projeto a "Escola Reflete no Cinema!, visa ao diálogo e reflexão sobre os tópicos do filme exibido. Os professores palestrantes pontualiza, analisa, e contextualiza a aplicabilidade pedagógica dos temas, e consequentemente abre espaço aos alunos para a reflexão.

Nesse cinema o filme passado contava uma história que ocorria na Europa durante a alta idade média, na qual retratava um professor que defendia a idéia de uma república, mas não deixava demonstrar aparentemente para seus alunos, porém tratava-se de uma época onde o pano de fundo se voltava em torno do cristianismo, ou melhor, da Igreja católica, detentora assim do poder. Onde os pais de um menino tinham convicções diferentes um defendendo à república e a mão um católica fervorosa que ensinava a seu filho a existência de um inferno, na qual seu professor que tornará seu grande amigo em sinal de uma confissão o disse que o inferno não existia, era apenas um estado da pessoa, e todas as vezes que era a impedida a liberdade de expressão ali se dava um inferno.O objetivo geral desse filme ela demonstrar a influência da Igreja na cidade, principalmente no âmbito acadêmico, e que as pessoas que defendia um república, era assim considerados anarquistas, comunistas e pela igreja eram chamados de ateus.. O objetivo desse evento que ocorre todo final de mês são os professores da própria faculdade que comentam o filme e sua aplicabilidade pedagógica por meio de discussões sobre os principais tópicos do filme. O objetivo do projeto é que "O aluno-professor aprenda ou reforce segmentos de cultura por meio de filmes".
Ao ser aberto para comentários, vários dilemas e reflexões foram surgidos e levantados a questão até que ponto o professor é tendencioso ou neutro perante suas ideologias diante de uma sala de aula. A liberdade de cátedra do professor lhe da esse direito e qual a visão que a sociedade tem desse professor, que demonstra suas convicções. O filme baseava em torno da liberdade humana, onde as pessoas nascem livres e finalizamos com uma frase do professor do filme a seus alunos: “crianças vocês são livres, agora voem”
Autoria: Cristiano Leme

Nenhum comentário: